Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

AfroNerd

Drag Tip: Silvetty Montilla

“Inhaí, coisa boa pra você, viu? Hoje a drag gorjeta vai para o “Espuma com Montilla”, dela, a bicha toda trabalhada nas joias, finíssima e babadeira: Silvetty Montilla.

Compartilhe!

O que você tem de dívidas ela tem de joias. Transporte público? Só conheceu vendo o Google imagens. Segundo a própria diz: “Eu nasci na Alemanha numa noite de blackout”. Você ainda não sabe de quem eu estou falando? Última dica: “Biribiri biribiri! Cadê os aplausos?”.

Sim, temos coisa boa pra você, meu amor: Silvetty Montilla. Criada pelo canceriano Sílvio Cássio Bernardo, ator, transformista e comediante de teatro paulistano, Silvetty transformou-se, após 33 anos de carreira, em um verdadeiro documento vivo da história da comunidade LGBTQIA+ brasileira.

Neste processo e com o passar do tempo, naturalmente Silvetty fora aderindo às redes sociais. Na plataforma de vídeos YouTube, ela ingressara em sete de novembro de 2014. Seus vídeos atingiram, atualmente, a marca de 4.843.874 visualizações.

Em seu canal, Silvetty conta com 74,7 mil inscritos e disponibiliza 223 vídeos. Entre eles, 93 são do “Espuma com Montilla”, projeto feito para celebrar seus 30 anos de carreira. A estreia ocorrera em nove de outubro de 2017, com Adrianinho como convidado inaugural.

De lá pra cá, até mesmo por conta das limitações impostas pelo Coronavírus, este quadro sofreu alterações naturais, como a troca para o formato de live, com Silvetty e entrevistados seguros e à distância, um facilitador em plena pandemia. Karin Hills, uma das vocalistas do Rouge, dá o ar de sua graça nesta reestreia.

Além desta atriz e cantora, Silvetty também usou o espaço de sua plataforma para elevar o trabalho de outras drags, fator fundamental para dedicar-lhe minha “Drag Tip” da vez, o que me fez eleger seis entrevistas do “Espuma Com Montilla” para você dar o play agora mesmo. Confira:

PLAYLIST ESPECIAL ESPUMA COM MONTILLA

Entrevistada: Lady Lazzarus

Por que assistir? Pessoa transgênero, transformista, ativista pela comunidade LGBTQIA+, cantora, DJ, fotógrafa, palhaça e produtora, Lady Lazzarus representa tudo que Jair Bolsonaro odeia e luta contra, ou seja, merece seu apoio.

>  Resenha: Russian Doll | Morra e tente novamente
>  Katrina Addams dá vida à Barbie Fascista em performance icônica

Entrevistada: Marcia Pantera.

Por que assistir? Se o Brasil fosse um país justo, toda as nossas cidades seriam obrigadas a nomear ruas e inaugurar estátuas da Marcia Pantera. Inventora do bate cabelo, patrimônio imaterial da cultura brasuca LGBTQIA+, Marcia precisa ser reverenciada.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Entrevistada: Thália Bombinha

Por que assistir? Ela me faz rir até quando respira e emplacou o vídeo mais assistido do “Espuma com Montilla”: são 265.293 visualizações. É das caricatas que eles gostam mais. Tá passada?

Entrevistada: Catherrine Lecrery

Por que assistir? Catherrine quase nos fez sentir o gosto da coroa de “Queen of Drags” ao ficar em quarto lugar na primeira temporada deste reality show alemão. Brasileira radicada na Alemanha, poliglota e chiquérrima, também é uma rainha cheia de histórias para contar. Fique de olho nela!

Entrevistada: Gysella Popovick

Por que assistir? Rainha coroada, né, meu anjo? Fecha na lata e pode dar like. Vencedora da primeiríssima edição da Academia de Drags, esta drag capricorniana, por exemplo, deveria estar no elenco de RuPaul’s Drag Race Brasil. Você sabe que a Gysella serve tudo que pedem, né?

>  Drag Tip: Canada's Drag Race
>  #EleNão #EleNunca #EleJamais

Entrevistada: Miss Biá

Por que assistir? Tesouro da nossa comunidade, lenda. Depois dela vieram as outras. Miss Biá fazia drag quando esta arte era uma rua sem asfalto. Ela pavimentou o caminho para as demais. Respeito, hierarquia. Falecida no dia três de junho de 2020, aos 81 anos, deixa saudade e um legado maior que sua vida.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Siga Silvetty Montilla em suas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

Para conferir mais Drag Tip clique aqui.

Compartilhe!
Clique para comentar

Deixe uma resposta

Veja também

Clipes

Hey, Dragliciosa, você sabe que a Pabllo Vittar lançou e participou de muitas músicas, mas entre esses feats, quais são os cinco deles que...

Música

Das 12 drag queens lançadas em Canada’s Drag Race, apenas três têm carreiras musicais. Saiba quem são estas rainhas conferindo a "Drag Tip especial...

LGBT+

Com o fim da primeira temporada de Drag Race Holland, cinco das dez drags do elenco lançaram seus canais no YouTube. Descubra quem são...

LGBT+

Dragbox merece tip? Sim e você pode dar a sua gorjeta agora mesmo conferindo esta playlist

Propaganda

Portal de entretenimento sobre cultura pop: celebridades, música, cinema e muito mais.

Contato: draglicious@outlook.com

Draglicious 2020 © Todos os direitos reservados.