No último dia cinco de novembro chegou ao fim a primeira temporada de Drag Race Holland, após oito episódios apresentados por Fred Van Leer. Depois da Tailândia, Inglaterra e Canadá, foi a vez da Holanda ser agraciada com a sua própria versão da franquia.
Até o desfecho desta jornada, iniciada em 17 de setembro, dez drag queens tiveram seus talentos colocados à prova em desafios principais indo da moda à atuação, passando por dança, comédia, Rusical, Snatch Game e, claro, o temido makeover.
Destes challenges, Miss Envy Peru, 31 anos, venceu quatro deles, além de ostentar o título de primeira drag superstar da Holanda, uma coroa da Fierce Drag Jewels, um vestido feito à mão pelo designer de moda dinamarquês Claes Iversen, no valor de 18 mil euros, e, por fim, uma capa da revista Cosmopolitan, publicação existente há 134 anos.
Com o fim da season me veio o “click” de usar o espaço desta coluna, lida por você agora, para, em vez de indicar cinco vídeos de determinada drag youtuber, dar minha drag tip para o elenco de Drag Race Holland. Deste casting, Miss Envy Peru, Janey Jacké, Ma’Ma Queen, Madame Madness e Miss Abby OMG são as queens que não tem, até aqui, um canal no YouTube.
Por exclusão, chegamos aos nomes de ChelseaBoy, Megan Schoonbrood, Paty Pam-Pam, Roem e Sederginne. São delas todas as minhas gorjetas, espalhadas no ranking logo abaixo. Espero que, após consultá-lo, você abra a carteira e faça o mesmo, afinal, drag precisa de três coisas nessa vida: tip [gorjeta], engajamento e view.
1° ROEM
Inscritos: 37,2 mil
Vídeos: 24
Por que ativar o sininho e não perder nenhuma notificação? A cada estreia de temporada do Drag Race, a maldição da primeira eliminada é reativada. Roem é a nossa Porkchop da Holanda. Isso já é motivo de sobra para inscrever-se em seu canal: o pouco tempo de tela não nos permitiu conhecê-la como ela merece. No YouTube, plataforma na qual chegou em 30 de maio de 2015, a drag faz reviews do Drag Race Holland, tutoriais de maquiagem, ASMR, entre outros vídeos. Suas visualizações somam, atualmente, 384.262.
Particularmente assisto/ouço freneticamente seu “Roemix” de “Bring Back My Girls”, da RuPaul. Se isso não te convenceu, saiba que Roem é a rainha da temporada com mais inscritos no YouTube. Sim, ela não foi só a primeira a ser eliminada.
Siga o canal aqui.
2° CHELSEABOY
Inscritos: 556
Vídeos: 2
Por que ativar o sininho e não perder nenhuma notificação? “Quero convidá-los para esta nova Galáxia Social do ChelseaBoy. Aqui vou compartilhar muito com você da minha vida à arte que crio. Inscreva-se no meu canal do YouTube, soldado espacial!”, afirma à drag, em teaser lançado para apresentar seu canal no YouTube, plataforma na qual entrou no último dia seis de setembro deste ano. Além dele, ela também disponibilizou o filme de arte “Xenomorph”, dirigido e editado por Gabriele Mariani: “Trabalhar com você foi uma experiência cósmica”, afirma.
Neste trabalho, ChelseaBoy usa uma roupa desenhada por ela mesma, em parceria com Isabell Schulz Atelier e Jacob Kok. Vale o view também para você ficar atento: com certeza, em breve, vem mais conteúdo por aí!
Siga o canal aqui.
3° PATTY PAM PAM
Inscritos: 142
Vídeos: 10
Por que ativar o sininho e não perder nenhuma notificação? “Você está pronto para algum glamour?”, pergunta Patty Pam Pam em seu perfil no YouTube. Presente nesta rede desde 25 de janeiro de 2017, ela é a primeira drag cantora do elenco de Drag Race Holland S1.
Em seu canal é possível assistir desde “Make up”, a estreia em videoclipe, de primeiro de janeiro de 2018, a outros singles e músicas natalinas. Patty também canta em inglês e holandês.
Siga o canal aqui.
4° SEDERGINNE
Inscritos: 136
Vídeos: 6
Por que ativar o sininho e não perder nenhuma notificação? No último dia sete de novembro a rainha belga da comédia lançou, via YouTube, um videoclipe com sua versão peculiar e bem-humorada do clássico oitentista “Girls Just Wanna Have Fun”, de Cindy Lauper. É o conteúdo mais recente do canal de Sederginne que, apesar do pouco número de vídeos, mostra à drag em algumas performances e tocando piano, por exemplo.
A cargo de curiosidade: são só seis vídeos em quase três anos de YouTube (seu perfil está ativo desde 17 de novembro de 2017)!
Siga o canal aqui.
5° MEGAN SCHOONBROOD
Inscritos: 15
Vídeos: 10
Por que ativar o sininho e não perder nenhuma notificação? Ao digitar o nome Megan Schoonbrood na barra de busca do YouTube, você não encontrará nenhum canal relacionado a esta drag queen, porém, tente Michael Schoonbrood, tcharan: dez opções de vídeos surgem a sua frente neste canal ativo desde 14 de setembro de 2016.
Mesmo que todo o conteúdo postado seja de dois e três anos atrás, vale como registro das performances de Megan e mostra, também, o que ela pode fazer ao vivo.
Siga o canal aqui.