A Revolta de Stonewall ocorreu em 28 de junho de 1969, sendo protagonizada por trans, negros, lésbicas, latinos e bissexuais. Uma maravilhosa diversidade de pessoas que fortaleceu o movimento de direitos sociais dos LGBTs nos Estados Unidos e pelo mundo a fora (leia aqui). Conheça alguns dos heróis dessa rebelião a seguir.
Marsha P. Johnson
Mulher trans negra, drag queen, prostituta. Primeira a atirar uma pedra contra Stonewall. Co-fundadora da S.T.A.R., abrigo que ajudava jovens LGBTs desabrigados.
Miss Major Griffin-Gracy
Mulher trans negra. Agredida e presa pela polícia durante a revolta. Ativista trans por mais de quatro décadas. Ainda atua a favor dos direitos das mulheres trans.
Raymond Castro
Homem gay latino. Primeiro a resistir a prisão e brigar fisicamente contra um policial. Foi liberado pela polícia durante a rebelião, mas voltou para ajudar um amigo que não tinha documentos.
Storme Delarverie
Lésbica “masculina” latina. Gritou para a multidão não fazer nada enquanto era presa.Seu apelido era ‘guardiã das lésbicas’, patrulhava o local frequentemente com um bastão de baseball na mão. Sua prisão parece ter sido o estopim para o início da revolta.
Sylvia Rivera
Mulher trans latina, drag queen, prostituta. Primeira a atirar uma garrafa contra Stonewall. Co-fundadora da S.T.A.R., abrigo que ajudava jovens LGBTs desabrigados.
Devemos eterna gratidão a esses heróis e heroínas que tanto fizeram pelo Movimento LGBT no passado, pavimentando nossa luta e abrindo portas para as novas gerações de LGBTs.