“Berenice Procura”: filme nacional aborda transfobia e padrões familiares


Está em cartaz nos cinemas brasileiros o filme Berenice Procura, protagonizado pela atriz Claudia Abreu e com um enredo que trata de transfobia, descoberta da sexualidade e problemas familiares.

No filme, Claudia vive Berenice, uma taxista que fica instigada com o assassinato de uma mulher trans e passa a investigar o caso por conta própria. Além disso, Berenice também tem um filho que está se descobrindo sexualmente e um casamento tradicional em ruínas.

A história é interessante por tratar da representatividade no cinema e usar um elenco realmente diversificado. A personagem assassinada, por exemplo, se chama Isabele e é interpretada pela modelo e atriz trans Valentina Sampaio (que, diga-se de passagem, chama a atenção pela beleza hipnotizante e seu excelente trabalho de estreia).

Foto: Valentina Sampaio em campanha para L’Oréal Paris.
>  Pessoas trans poderão mudar nome e gênero diretamente no cartório, decide STF
>  Indya Moore reclama de atores homens cis que dublaram as personagens mulheres trans de POSE

O filme também conta com uma pequena participação das Deendjers, drag queens de Curitiba, famosas internacionalmente, e que foram chamadas pelo próprio diretor que fez questão da presença delas. Nesse vídeo elas contam um pouquinho sobre como foi essa experiência.

Não deixem de conferir Berenice Procura enquanto está em cartaz, porque infelizmente os filmes nacionais saem de circuito muito rápido se não renderem audiência nas primeiras semanas, e esse vale muito a pena.

Trailer oficial:

Compartilhe!

0 Comentários

Deixe uma resposta